quarta-feira, 23 de novembro de 2011

REMEXE MEXE


Uma das tendências mais fortes do verão, finalmente sai das passarelas e invade as ruas!
LÁ VEM AS FRANJAS!!!


As variações são muitas e inusitadas, vão da camurça à seda, e vem com tudo para movimentar o nosso verão! Tem inspiração tanto nos anos 20, com um olhar mais luxuoso, glamouroso, brilhoso e noturno, com franjas de canutilhos, fios de seda, etc., como também na vida nômade, com franjas mais despojadas, de lã, camurça e etc.
As tentativas pra essa tendência virar moda começaram em 2009 mas só agora ela invade as ruas!!! (Explicação no "vale lembrar" abaixo!)...

DESFILE 2009


VALE LEMBRA!
PROCESSO BRASILEIRO!!!
Até uma tendência sair das passarelas, chegar até as lojas, invadir as ruas e cair no gosto popular, leva uma tempo! O processo é o seguinte:
1º - Surge uma tendência na Europa!
2º - Essa tendência é trazida para o Brasil e surge nos desfiles da temporada como uma PRÉ TENDÊNCIA! (Já que uma tendência é algo que antecipa, significa que quase sempre é algo bem diferente do que estamos usando no momento em que ela surge, ou seja, como costumamos primeiro rejeitar o novo, ainda enxergamos as peças desfiladas como peças conceito, aquelas que servem para passarela, mas não se sabe ainda como usar!)!
3º - Passa mais uma temporada e essa pré tendência se torna tendência nas passarelas, ou seja, se a pré tendência foi desfilada pela primeira vez como peça conceito no verão, no inverno se torna tendência e vem mais uma vez nos desfiles, mas agora o público já começa a aceitá-la melhor (pois já não é algo tão novo).
4º - Finalmente a tendência deixa de ser tendência e vira moda, mas isso acontece primeiro entre as classes A e B, além de pessoas ligadas ao mundo da moda!
5º - Essas pessoas geralmente possuem poder de comunicação com a massa, são blogueiras, jornalistas de moda, consultoras de estilo, modelos, apresentadoras, atrizes,... que saem em revistas e aparacem na TV, fazendo essa moda circular, e chegar ao conhecimento de todos que tem acesso à internet, jornais, revistas e TV!
6º - Essa tendência chega nas novelas da Rede Globo (componente QUASE indispensável para disseminar moda no nosso país), e nesse momento a grande massa (povo) se dá conta de algo novo, mas no subconsciente dessa massa isso já está sendo "empurrado" à pelo menos duas estações pra trás!
7º - Quando a tendência já virou moda, e depois moda popular, surgem então novas tendências seguindo o mesmo processo, enquanto o povo usa e abusa, os fashionistas já estão de saco cheio e usando algo realmente "novo"!!!


FRANJAS = LUXO E DESCONTRAÇÃO


Nas passarelas...





Nas ruas...













Nas bolsas...








Nos pés...







Nos acessórios...








Nos biquínis...



Vai embarcar nessa???


Em breve mais notícias!!!

Beijos.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

CHEGA DE HIPOCRISIA!!! VIVA A ARTE!




Aproveitando a comemoração do dia, 22/11 DIA DO MÚSICO, quero relembrar os tempos da ditadura, das prisões impostas dentro de nós! Foi um marco importantíssimo na nossa história, mas confesso que esperava que houvesse uma mudança não apenas de um governo, mas que essa revolução fosse algo tão grande a ponto de atingir os pensamentos das mentes pequenas, que até hoje não enxergam, não conhecem e não valorizam a arte como meio de trabalho e satisfação! Pobres os burocráticos, quase sempre infelizes com seus trabalhos mecânicos e limitados!!! Pobres daqueles que passam a vida acordando cedo todos os dias para fazerem aquilo que não gostam, na tentativa de um dia mudar de vida, e enquanto isso não acontece, vão extravasar suas dores e alegrias nas noites da cidade, ouvindo o trabalho de um músico, assistindo aos filmes de cineastas, atores e diretores, visitando exposições de fotógrafos e pintores, fazendo compras nos shoppings e levando pra casa, pra vestir, o trabalho de meses de uma equipe criativa, mas que na hora do reconhecimento, perguntam:

" - O que você faz da vida?
   - Sou músico, ator, cineasta, fotógrafo, estilista... (ou qualquer profissão a qual a base é única e exclusivamente ARTE)
   - Sim, mas e de trabalho, você faz o que?"

CHEGA DE HIPOCRISIA!!!


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Qual a diferença entre MODA, ESTILO e TENDÊNCIA?

Lá vem o verão!!! Junto com ele vem: tendências, tendências e mais tendências!!!
Ai você se encontra nesse estado

O que usar? Como usar? Quando usar???

1º passo: Calma mulher!Rs...

Vamos primeiro entender uma regrinhas lógicas da moda e de estilo, e em seguida entender como acontece a tendência, ok?! 

                                                                  MODA   X   ESTILO

                                                 A moda é de todos   X   O estilo é individual
                                      A moda é "uniformizada"   X   O estilo distingue
                                           A moda é "imposição"   X   O estilo é opção
                                                    A moda PASSA   X   O estilo PERMANECE

ESTILO = é como uma linguagem de ordem interna e que possui expressão própria! Ele serve para te descrever sem o usa de palavras, POR ISSO É IMPORTANTE TÊ-LO BEM DEFINIDO PARA NÃO PASSAR  A IMAGEM ERRADA SOBRE VOCÊ!!!

MODA = é um grande "armário" de onde o estilo extrai o que melhor se encaixa nele! POR ISSO É IMPORTANTE ESTAR SEMPRE ANTENADA PARA SABER QUAIS AS POSSIBILIDADES TEREMOS POR AI!!! 

VALE LEMBRAR!
A moda é cíclica, se auto destrói e se reinventa o tempo todo, ou seja, vai e volta com intervalos regulares!
Simples, para ela se sustentar ela tem que se auto destruir! A moda só funciona quando trás novidades, se não, não vende, e por mais que isso tire a poesia dessa história, é preciso admitir; a moda também é um negócio, aliás, um dos mais lucrativos desde muitos anos no mundO! Esse modelo de "fazer moda" nós chamamos de FAST FASHION que é exatamente o contrário da alta costura (em Paris) ou sob medida (no Brasil)! Mas isso já é história para outro dia!!!

Bom depois de tudo isso, agora é mais fácil você entender: O QUE É TENDÊNCIA???

TENDÊNCIA = nada mais é do que uma previsão daquilo que "deverá" ser usado na próxima estação, e isso inclui tecidos, cores, estampas, modelagens, texturas, acessórios, aviamentos... Para isso, fique certo de que nenhuma dessas previsões é infundada, ou contrário, para se definir uma tendência se faz necessário um estudo aprofundado do mercado, do balanço das vendas passadas, das passarelas internacionais, do que está acontecendo na mundo, das mudanças climáticas e sociais...enfim uma série de aspectos que talvez você não se dê conta na hora em que se encanta pela bolsa que a mocinha da novela das 8 está usando!!! Sendo assim, a tendência se torna um fator FUNDAMENTAL para o modelo de "moda negócio", pois é ela quem garante o "novo" para a sobrevivência do mercado, e é por isso que você compra cada vez mais, seu armário anda cada vez mais entupido, mas na hora de sair você vira e mexe solta uma famosa frase entre as mulheres: EU NÃO TENHO ROUPA!!!


Delírios de consumo!


Depois dessas notícias, não se sinta traída pela moda!!! Ela pode te derrotar se você não souber jogar com ela como ela joga com você e é por isso que eu existo!!! Para te ajudar a vê-la por um ângulo honesto e usa-lá à seu favor!!!

À partir daí, em breve postarei explicadinho cada nova tendência pro verão!!!



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Boas Vindas!

Olá!!!

Demorei mas cheguei!
Depois de feito o blog confesso que rolou uma certa angústia de não saber ou certo o que postar pela primeira vez, depois de bastante pensar, resolvi!
Quero deixar claro as minhas intenções (Risos...). Quero tornar esse espaço fonte de trocas de conhecimentos e experiências! Sou designer de moda e consultora de imagem e estilo, mas ando muito triste de ver no que tem se tornado o mundo da moda, logo quero mostrar aqui a real importância da moda, e acreditem ela não é nada monótona!!!
Enfim, sem me estender muito, estão dadas as boas vindas!!!

Beijos!