segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Qual a diferença entre MODA, ESTILO e TENDÊNCIA?

Lá vem o verão!!! Junto com ele vem: tendências, tendências e mais tendências!!!
Ai você se encontra nesse estado

O que usar? Como usar? Quando usar???

1º passo: Calma mulher!Rs...

Vamos primeiro entender uma regrinhas lógicas da moda e de estilo, e em seguida entender como acontece a tendência, ok?! 

                                                                  MODA   X   ESTILO

                                                 A moda é de todos   X   O estilo é individual
                                      A moda é "uniformizada"   X   O estilo distingue
                                           A moda é "imposição"   X   O estilo é opção
                                                    A moda PASSA   X   O estilo PERMANECE

ESTILO = é como uma linguagem de ordem interna e que possui expressão própria! Ele serve para te descrever sem o usa de palavras, POR ISSO É IMPORTANTE TÊ-LO BEM DEFINIDO PARA NÃO PASSAR  A IMAGEM ERRADA SOBRE VOCÊ!!!

MODA = é um grande "armário" de onde o estilo extrai o que melhor se encaixa nele! POR ISSO É IMPORTANTE ESTAR SEMPRE ANTENADA PARA SABER QUAIS AS POSSIBILIDADES TEREMOS POR AI!!! 

VALE LEMBRAR!
A moda é cíclica, se auto destrói e se reinventa o tempo todo, ou seja, vai e volta com intervalos regulares!
Simples, para ela se sustentar ela tem que se auto destruir! A moda só funciona quando trás novidades, se não, não vende, e por mais que isso tire a poesia dessa história, é preciso admitir; a moda também é um negócio, aliás, um dos mais lucrativos desde muitos anos no mundO! Esse modelo de "fazer moda" nós chamamos de FAST FASHION que é exatamente o contrário da alta costura (em Paris) ou sob medida (no Brasil)! Mas isso já é história para outro dia!!!

Bom depois de tudo isso, agora é mais fácil você entender: O QUE É TENDÊNCIA???

TENDÊNCIA = nada mais é do que uma previsão daquilo que "deverá" ser usado na próxima estação, e isso inclui tecidos, cores, estampas, modelagens, texturas, acessórios, aviamentos... Para isso, fique certo de que nenhuma dessas previsões é infundada, ou contrário, para se definir uma tendência se faz necessário um estudo aprofundado do mercado, do balanço das vendas passadas, das passarelas internacionais, do que está acontecendo na mundo, das mudanças climáticas e sociais...enfim uma série de aspectos que talvez você não se dê conta na hora em que se encanta pela bolsa que a mocinha da novela das 8 está usando!!! Sendo assim, a tendência se torna um fator FUNDAMENTAL para o modelo de "moda negócio", pois é ela quem garante o "novo" para a sobrevivência do mercado, e é por isso que você compra cada vez mais, seu armário anda cada vez mais entupido, mas na hora de sair você vira e mexe solta uma famosa frase entre as mulheres: EU NÃO TENHO ROUPA!!!


Delírios de consumo!


Depois dessas notícias, não se sinta traída pela moda!!! Ela pode te derrotar se você não souber jogar com ela como ela joga com você e é por isso que eu existo!!! Para te ajudar a vê-la por um ângulo honesto e usa-lá à seu favor!!!

À partir daí, em breve postarei explicadinho cada nova tendência pro verão!!!



3 comentários:

  1. Que mulher consumista NUNCA passou por isso???

    ResponderExcluir
  2. Eu passo todas as vezes! Confesso que na maioria fico um pouco irritada e sempre solto: " Não tenho roupa, não vou mais! " rsrsrs!!
    Arrasaaa Tali!! O Blog tá lindo!
    Muito sucesso!!! (:

    ResponderExcluir